


É bastante expressivo o folclore de Januária, e muitas das expressões folclóricas continuam puras, preservadas de influência externa.
CAVALHADA Relembra as antigas guerras entre cristãos e mouros, provocados pelo casamento do rei cristão Carlos Magno, e a rainha moura Florípedes. Normalmente acontece no mês de setembro.
REISADO Esta apresentação é uma marujada de água doce,que representa a retomada da Península Ibérica. Os integrantes vestem-se como marinheiros e fazem marcações com os bastões de madeira.
FOLIA DE REIS Anunciando o natal de Jesus, os Reiseiros, acompanhados de violas, sanfonas, reco-recos, bumbos, pandeiros, cantam nas casas as alegrias pela vinda do Messias.
DESTAQUES Danças Lundu, Batuque, Caratê, Folias, Pastorinhas, Seresta no dia de reis, Congado, Aboio de Vaqueiros, Caboclinhos, Dança de São Gonçalo, Os Barranqueiros, Festa de Santa Cruz, Reis das Ciganas, Reis de Bois, além do festival internacional de Danças Folclóricas.
Um comentário:
Oi, mesmo que o blog seja meu, estou aqui para comunicar-lo que Januaria é rico em folclore. Um ótimo lugar para passar as férias e os feriados. um bjão, atenciosamente, ana elisa.
Postar um comentário