O parque tem flora e fauna ricas e a sua área total corresponde a 380.000 hectares. Mais de 250 pássaros estão catalogados na área, entre eles a maritaca, o quem-quem e aves da região, como o sebinho de fronte vermelha, a maria-preta e o arapaçu do rio São Francisco.
O Veredas do Peruaçu abriga também a jaguatirica, o veado-mateiro, o mico-estrela e algumas espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, o gavião-pega-macaco, zabelê e o tamanduá-bandeira.
O parque tem três tipos de vegetação a caatinga, o cerrado e a floresta. As principais espécies presentes são a aroeira do sertão, a braúna, o pau-preto e muitas plantas medicinais.
Outras atrações são o balneário e o pântano do rio Pandeiros. O primeiro é o único pântano de Minas Gerais e se encontra e pleno cerrado. O segundo é aberto a visitação pública e tem três cachoeiras, corredeiras e outros locais para banhistas.
O Parque Estadual Veredas do Peruaçu foi criado em 27 de setembro de 1994 e a sua área coincidente com a da Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu.
Um comentário:
Olá! Moro no RJ e pretendo conhecer o Parque, mas preciso de mais informações sobre hospedagem e autorização para camping. Abraços!
Postar um comentário